terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Conceptio






 "Tota pulchra es, amica mea, et macula non est in te" Vulgata

O acto da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, efectuado com a maior solenidade por D.João IV a 25 de Março de 1646, transformou Nossa Senhora, na verdadeira Rainha de Portugal, não voltando por isso, desde aí, nenhum dos nossos Sobranos a ostentar a coroa, direito que passou a pertencer apenas a Nossa Senhora , Rainha de Portugal  e  Mãe do Deus menino Jesus.
O 8 de Dezembro é demasiado importante para deixar de ser feriado ,mas tem no entanto sido esvaziado da sua importância , pelas supremas autoridades nacionais.
O dia 1º de Dezembro representa a data do movimento em que se declara a restauração da independência nacional, mas o dia de Nossa Senhora da Conceição é como que uma ratificação dessa mesma independência.
Quer tenhamos fé ou não, D.Afonso Henriques no cerco de Lisboa pede ajuda a nossa Senhora e é lhe concedida uma vitória. D.João I e o Condestável pedem ajuda, também a nossa Senhora nos momentos que antecedem Aljubarrota e é lhes consentida uma vitoria sendo construido o Mosteiro de Santa Maria da Vitória , D.João IV entrega-se a nossa Senhora e consegue restaurar a independência de Portugal.
Esta fé e devoção por Nossa Senhora fizeram  Dela a Rainha de Portugal .
Hoje e sempre , Avé Maria,  O cheia de Graça.  

Sem comentários:

Enviar um comentário