quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A consoada






Três semanas, sim faltam 3 semanas certas para a consoada. A palavra consoada vem como quase todas do Latim  "consolata" que significa consolar e as famílias fazem na noite de 24 de Dezembro, uma refeição reforçada.
Talvez por ter raízes mais profundas no Norte, a consoada era "a  noite". Esperava um ano inteiro por aquela noite,quer pela junção da família,quer pela mesa especialmente posta e como qualquer criança pelos presentes.
Tenho até memórias olfativas, daquela noite mágica, as pencas , as batatas, as cebolas , os ovos e o bacalhau eram servidos em grandes travessas, os olhos maiores que as barrigas ,às vezes exageravam. Os maiores acompanhavam com alho picado, azeite e colorau, que misturavam e faziam como que um molho. Abria-se um bom vinho e jantava-se no meio da maior confusão.
Ao crescer a visão do Natal e da consoada altera-se substancialmente.
A consoada tem perdido o seu significado , as famílias alterarão-se na sua estrutura e nós somos hoje os mais velhos à mesa, tirando algumas exceções em que as gerações que nos antecedem ainda têm os seus representantes.
O consumismo trouxe pressão orçamental e as tensões familiares agudizaram-se.
Não será melhor nem pior do que foi, é diferente.
Nas próximas três semanas fazem-se contas , negoceiam-se presenças e lugares e gera-se um enorme stress.
A ideia da consoada era bem mais simples, fazer uma refeição reforçada com a família para celebrar o nascimento do Menino, com muita alegria.
Era realmente diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário